Um dos principais efeitos do novo coronavírus na empresa é a mudança do sistema de funcionamento, que ficou distante. As atividades foram retomadas gradativamente, mas é o fato de que a pandemia ainda não acabou. Portanto, é necessário se preparar para a recuperação do trabalho físico.

Toda a sociedade sentiu os efeitos da pandemia. Em junho de 2020, 160 países / regiões foram infectados com o novo coronavírus. O Brasil é um dos 75 países mais afetados pelo desastre. Dessa forma, os procedimentos de rotina passaram por grandes modificações, formando um “novo normal”. No entanto, depois que a crise for controlada, muitos ajustes durarão para sempre.

Ainda há um longo caminho a percorrer para que a Covid-19 não seja mais um grande risco. Antes disso, é preciso garantir a segurança dos trabalhadores. A sua empresa está pronta? Continue lendo para saber como garantir um retorno seguro ao corpo.

Por que é primordial pensar na saúde e segurança?

Em fevereiro de 2020, ocorreu o primeiro caso Covid-19 no Brasil. Os brasileiros convivem com o novo coronavírus há vários meses e as atividades isoladas relacionadas ao fechamento da economia são uma das ações tomadas para conter a crise.

Durante meses, pandemias e saúde foram as principais prioridades, mas não é mais possível manter a economia fechada e o trabalho de restauração começou. No entanto, esse retorno não vai acontecer de qualquer maneira, porque a crise não foi contida e há riscos.

Algumas mudanças ocorreram durante o período de quarentena, e muitas empresas tiveram que se adaptar para continuar prestando serviços. A forma como as pessoas encontram novos substitutos para o consumidor também mudou, o que levou ao estabelecimento de um “novo normal”.

Diante dessa situação ainda inédita, a empresa enfrenta o desafio de planejar um plano de ação eficaz para o retorno ao trabalho. Deve-se perceber que é necessário mudar e implementar novas medidas para colocar a saúde e a segurança dos funcionários em primeiro lugar.

Não devemos esquecer que a quarentena se deve à alta disseminação do novo coronavírus.O novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa e pode permanecer ativo em diferentes superfícies por vários dias. Portanto, em um ambiente de trabalho onde moram várias pessoas, o cuidado é fundamental.

Por onde começar na volta ao trabalho?

Priorizar a saúde dos trabalhadores sempre foi importante, mas agora se tornou ainda mais importante. É necessário proporcionar uma sensação de segurança e conforto ao grupo de colaboradores, pois esses comportamentos afetam diretamente a sua motivação, satisfação e produtividade.

Para iniciar os ajustes da empresa para a segurança do trabalhador, você pode primeiro seguir as Diretrizes de Retorno ao Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A nota de orientação é chamada “Retome o trabalho com segurança e saúde durante a pandemia covid-19” e contém uma série de medidas recomendadas. Algumas empresas se adaptaram, outras ainda estão se adaptando.

Em nosso local de trabalho, o foco está no compartilhamento de escritórios, sinalização, higiene e cuidado extra à distância. A Moto Honda, fabricante de automóveis da Amazon, mantém alguns de seus funcionários no sistema de home office. A gigante Renner tem investido pesado em limpeza e desinfecção.

Aqui estão algumas dicas para fazer ajustes para sua empresa e devolvê-los com segurança.

Priorize o cuidado com os colaboradores

De fato, durante a pandemia, muitas empresas sofreram enormes perdas financeiras devido ao declínio da produção e do consumo. Porém, ao retomar o trabalho, por mais importante que seja a recuperação do tempo perdido, os funcionários devem ter prioridade.

Considerando o nível de segurança que a empresa pode oferecer, as devoluções devem ser feitas. Em muitos casos, isso precisa acontecer de forma gradual, e ainda é necessário analisar os riscos específicos com base nas atividades realizadas. Mais uma vez, vemos a importância de ajustar as mudanças para atender a cada necessidade do negócio.

Avalie a situação atual da empresa

Para personalizar esse retorno, também é importante avaliar o status da empresa. Por exemplo, é necessário considerar quantos funcionários precisam retornar ao trabalho esportivo, os funcionários que pertencem ao grupo de risco, o nível de exposição e outros detalhes.

Informações sobre as normas e requisitos de cada departamento operacional também devem ser buscadas. Lembre-se de que cada estado e município possui sua legislação, que deve ser consultada ao fazer certas alterações e ajustes.

Quais são as principais medidas de segurança?

Mais uma vez, enfatizamos que cada empresa apresenta suas próprias necessidades ao realizar o trabalho manual. Portanto, para desenvolver um plano de ação customizado, as medidas de segurança devem ser adaptadas a cada situação.

Como você pode ver, a OIT ainda mantém algumas medidas de orientação aplicáveis ​​a diferentes setores. Sempre considere a importância da saúde, veja abaixo as principais ações para iniciar a recuperação.

Uso de EPIs

As máscaras se tornaram um acessório inseparável a cada dia, mas devemos garantir que sejam utilizadas no ambiente de trabalho. Agora, virou um EPI, todos os funcionários devem usar esse equipamento.

Lembre-se de que ele precisa ser substituído ao longo do dia, portanto, cada profissional precisa de mais de um. Algumas pessoas também podem precisar de luvas, aventais e máscaras de acrílico. A empresa é responsável por fornecer os itens necessários e orientar a correta utilização, desmontagem e métodos de limpeza.

Distanciamento físico

A distância física é uma medida preventiva contra a Covid-19, portanto, ao retornar ao trabalho, pode ser necessário redesenhar o ambiente para manter uma distância segura entre os funcionários. Os sinais são essenciais para lembrar a necessidade de mudança de comportamento, o que também deve ser feito no treinamento.

Limpeza e higiene constantes

A higiene pessoal deve ser incentivada e produtos devem ser fornecidos para atingir a higiene pessoal. Os funcionários precisam ser instruídos sobre como limpar as mãos adequadamente no local de trabalho, sabão e gel à base de álcool devem ser usados ​​por todos. Itens como copos e toalhas devem ser para uso pessoal ou uma única vez.

Também é necessário limpar rigorosamente o meio ambiente. As superfícies devem ser desinfetadas continuamente, especialmente as superfícies que são tocadas com frequência, como corrimãos, maçanetas, interruptores, botões e contadores. Atenção especial deve ser dada aos banheiros e refeitórios.

Fontes

  • Beecorp
  • Exame
  • DiárioZonaNorte