Seja na esfera pública ou privada, a possibilidade de funcionários trabalharem em casa se tornou realidade. De fato, o home office não é uma nova modalidade de trabalho, sendo supervisionado pelo Judiciário por meio da Resolução 227 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2016. Desde então, tem sido praticada em diferentes entidades e instituições e tem o apoio de muitos funcionários públicos.

Já existem 101 funcionários públicos na Empresa de Transporte Tsim Sha Tsui e no Alto Comissariado da Justiça do Trabalho, que não precisam exceder os padrões diários. O limite máximo pode atingir 50% da unidade de estoque. Essa prática também foi adotada por outros tribunais, como o Tribunal Distrital Federal (TJDFT), que aumentou 23% em um ano.

A flexibilidade do home office satisfez muitos trabalhadores. Afinal, você economiza tempo no deslocamento, o que garante maior qualidade de vida e melhor gerenciamento do tempo livre. Leia e aprenda mais sobre o escritório em casa, a empresa fornece aos funcionários mais informações sobre as vantagens e os cuidados que devem ter nesse trabalho.

O que é Home Office

O home office funciona remotamente ou em casa. Não é considerado trabalho externo e não produz horas extras ou controle de horas de trabalho. O funcionário realiza as atividades da empresa em sua casa, desde que possua os materiais necessários para executar o serviço.

Existem regras relacionadas a esse trabalho, incluindo legislação específica que deve ser seguida. Por exemplo, tudo relacionado à produtividade, fornecimento de equipamentos e reembolso de despesas para a instalação de um local de trabalho na residência de um funcionário deve ser registrado no contrato.

Mitos e verdades sobre o home office

Há muitas dúvidas e informações contraditórias sobre esse assunto. Então, vejamos alguns mitos e fatos sobre o home office.

Existe uma norma que regula os parâmetros sobre as condições de trabalho

Verdade. A NR 17 (também conhecida como padrões ergonômicos) estabelece padrões para os funcionários trabalharem com segurança e conforto, não importa onde estejam.

Portanto, o empregador deve realizar uma análise ergonômica do ambiente sob a autorização do empregado. As condições de trabalho disponíveis devem ser verificadas e o local adequado deve ser garantido.

O trabalhador não precisa participar dos treinamentos de segurança

Mito. Todos os funcionários devem participar do treinamento de segurança fornecido pela empresa.

Além de fornecer diretrizes ergonômicas mais gerais (por exemplo, relacionadas à postura correta ao sentar), o treinamento também deve incluir rotinas específicas para cada atividade de trabalho. Dessa forma, mesmo que não esteja no escritório, o trabalhador se torna mais produtivo e garante mais conforto e qualidade de vida.

O funcionário fica mais produtivo

Verdade. De acordo com a Harvard Business Review, a produtividade dos funcionários que trabalham em escritórios domésticos aumentou 13,5%. No entanto, vale ressaltar que o tipo de atividade laboral interfere diretamente nos resultados obtidos e no mecanismo utilizado para medir a produtividade.

A empresa não tem responsabilidade de garantir a saúde e segurança

Mito. Independentemente de o funcionário trabalhar na empresa ou em casa, a organização tem obrigações relacionadas a medicamentos e segurança no local de trabalho para todos os funcionários registrados no CLT.

A empresa é responsável pela manutenção do PPRA (plano de prevenção de riscos) e PCMSO (plano de controle de medicina do trabalho), além de inspeções ocupacionais relacionadas a alterações funcionais e retorno das folhas, como admissão na escola e inspeções regulares.

O funcionário pode se ausentar do trabalho quando quiser

Mito. Embora não trabalhem na empresa, os funcionários que trabalham em casa devem se organizar para tornar seu trabalho diário semelhante aos funcionários que trabalham no escritório.

Por esse motivo, é essencial estabelecer um canal de comunicação contínuo e eficaz ao longo do dia útil.

O home office ajuda a reduzir custos da empresa

Verdade. Quando a rotatividade de funcionários é baixa, a empresa pode ter escritórios menores, reduzindo assim as despesas de aluguel e manutenção de espaço. Além disso, outros custos são reduzidos, como energia, café e fotocopiadoras. A empresa também pode contratar novos funcionários sem investir em estruturas físicas adicionais.

As informações importantes da empresa ficam vulneráveis

Mito. Existem vários recursos que podem manter a segurança dos dados, como VPN (Rede Privada Virtual), que podem criptografar a comunicação entre os funcionários e a empresa pela Internet.

Há também uma VM (máquina virtual), que permite que os funcionários acessem as informações da empresa armazenadas no computador da empresa de qualquer lugar, em condições seguras.

Avalie a viabilidade do home office

Nem todas as atividades de trabalho são adequadas para esse tipo de trabalho. Além disso, muitos funcionários não possuem a disciplina e a concentração necessárias para realizar as atividades em casa, o que pode dificultar a obtenção dos resultados esperados.

Portanto, antes de fornecer opções de home office, é necessário analisar os dados de cada função x funcionários e implementar o plano de implementação. Consulte a opinião dos funcionários e realize testes, como executar esse trabalho em um dia da semana.

Na gestão pública, a prioridade é uma função que requer maior concentração e não exige mais interação com os colegas. É dada prioridade a pessoas com deficiência ou parentes com deficiência, nutrizes, gestantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Também existem regras que se aplicam a todos, como não estar em liberdade condicional, não assumir funções de liderança ou gerência, não ter subordinados e não estar sujeito a sanções administrativas.

Essa opção é opcional e é possível que os funcionários trabalhem remotamente apenas em determinados dias da semana – ou seja, em outros dias, é necessário ingressar na empresa.

A organização deve desenvolver uma política de bem-estar para garantir a saúde e a qualidade de vida de todos os profissionais (incluindo aqueles que trabalham em escritórios domésticos).

Fontes

  • Beecorp
  • Xerpay
  • Administradores.com
  • eCycle