Excesso de trabalho, problemas de relacionamento, cobranças inadequadas ou sobrecarga são alguns dos fatores que desencadeiam o estresse no trabalho, sintomas que podem prejudicar o dia a dia de uma organização. Afinal, um ambiente de trabalho estressante pode ser extremamente prejudicial à saúde dos trabalhadores e à produtividade da empresa.

 

Se não for diagnosticada e tratada, essa condição não apenas prejudica a competitividade de uma empresa, mas também incorre em custos de absenteísmo e assistência médica.

 

As condições estressantes estão sob controle em sua empresa? Existem precauções? Você sabe quais são os fatores de risco? Se você não acha que a situação é segura, examine imediatamente o que está causando seu estresse no trabalho e descubra como corrigi-lo.

 

Causas do estresse no trabalho

O aumento da competição e a busca intensa por resultados criam um ambiente no qual o estresse no trabalho pode ocorrer. Vários fatores podem agravar isso, como atritos entre os profissionais, que podem prejudicar as relações entre os trabalhadores.

 

Da mesma forma, a tecnologia que contribui muito para a competitividade pode manter os trabalhadores atentos e livrar-se dos problemas do escritório. Isso pode ser mais um gatilho no processo de exaustão, típico de situações estressantes.

 

As causas do estresse no local de trabalho e os sintomas desse problema são variados. Dentre os diversos fatores e situações do cotidiano organizacional, alguns dos mais estressantes são:

 

  • Dificuldade de comunicação;
  • Excesso de trabalho;
  • Metas irreais;
  • Lideranças confusas.

 

Existem muitos outros fatores físicos, ambientais e psicossociais que contribuem para o estresse. Remuneração incompatível e atribuição inadequada de responsabilidades fazem parte disso.

 

Elementos físicos que agravam a situação

Além dos fatores listados acima, há também aspectos relacionados ao ambiente em que as pessoas trabalham. Assim, questões ergonômicas, poluição sonora, iluminação inadequada e mobiliário inadequado são exemplos de situações que exacerbam o estresse e os sintomas relacionados.

 

Questões de segurança, como a falta de equipamentos de proteção adequados, também podem levar a uma sensação de medo e desamparo nos empregadores, o que pode levar a problemas.

 

Sintomas de estresse no trabalho

O estresse pode ser definido como a resposta do corpo a situações estressantes. Em geral, não é o resultado de uma única causa. Dificuldades causadas pelo ambiente familiar e relações sociais podem desencadear emoções negativas, bem como problemas no trabalho.

 

O acúmulo de fatores que contribuem para esse estado pode se manifestar como diferentes sintomas físicos e psicológicos, que devem ser considerados um sinal de um problema. Aqui estão alguns sinais de alerta.

 

  • Falta de concentração
  • Apatia e desânimo
  • Sensação de sobrecarga
  • Agitação
  • Comportamento antissocial
  • Irritabilidade
  • Sintomas físicos
  • Cansaço
  • Dores musculares
  • Dor de cabeça frequente
  • Perturbações do sono
  • Alterações gastrointestinais
  • Problemas cardiorrespiratórios
  • Náuseas e tonturas

 

Impactos do estresse na empresa

O estresse dos trabalhadores pode causar muitos problemas para uma empresa. A queda na produtividade é uma delas. Os aumentos nas métricas de absenteísmo e assiduidade também foram evidentes (quando os trabalhadores, mesmo presentes, não trabalhavam satisfatoriamente).

 

À medida que o estresse da empresa e os sintomas associados aumentam, também aumentam outros problemas, como erros e não conformidades, entregas atrasadas, prazos perdidos e acidentes de trabalho. Além disso, o estresse cria problemas relacionados, exige absenteísmo e aumenta o gasto médio com saúde.

 

Como explicamos, questões da vida pessoal fora do ambiente de trabalho podem aumentar o nível de estresse de um funcionário e, assim, afetar seu desempenho na empresa. As organizações, portanto, precisam voltar sua atenção inteiramente para a qualidade de vida dos trabalhadores.

 

Na ocorrência de ansiedade, depressão, problemas familiares, financeiros e até mesmo estresse pós-traumático, sintomas são percebidos no ambiente de trabalho. Por isso, é importante que os profissionais se sintam à vontade para compartilhar essas situações ou tenham na empresa suporte médico e psicológico para receber atenção especializada.

 

Afinal, embora o problema de base não esteja acontecendo dentro da empresa, ele é levado para lá. Sendo assim, a organização pode agir e contribuir para reequilibrar a saúde do profissional, proporcionando benefícios para ele e obtendo ganhos para ela mesma.

 

Ações e medidas para combater o estresse no trabalho

Identificar a presença e mapear os estressores no ambiente de trabalho são passos importantes para combatê-los. Mas a empresa não precisa esperar até que o problema comece a funcionar.

 

A realização de uma pesquisa de clima organizacional é uma boa ferramenta para identificar riscos potenciais. Permite verificar, por exemplo, a percepção dos trabalhadores sobre o trabalho que realizam, seu salário e o relacionamento com líderes e demais colegas.

 

A pesquisa é uma maneira de explorar as formas mais eficazes de prevenir o estresse. Desde então, há uma série de medidas que podem ser tomadas para controlar o problema. Veja mais abaixo.