O que é o Coronavírus

Oficialmente conhecida como COVID-19 da sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus, em sua tradução), a doença é provocada pelo novo Coronavírus.

Esse vírus causa doença respiratória pelo agente coronavírus e teve inicialmente os primeiros casos registrados na China e posteriormente em outros países.

Seu quadro pode variar entre leve e moderado, similar a uma gripe, sendo que alguns casos podem ser mais graves, como por exemplo, em pessoas que possuem outras doenças. Em situações desse nível, podem ocorrer dificuldades respiratórias e graves complicações e em casos extremos, podendo levar até a óbito.

Transmissão

Até o momento o que se sabe é que a transmissão pode ocorrer pelo ar ou contato pessoal com secreções, ou seja, espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato próximo com toque ou aperto de mão com uma infectada (que tenha caso suspeito ou confirmado), contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Sintomas

Seus sintomas são febre, tosse e dificuldades para respirar. Então caso tenha esses sintomas, é extremamente aconselhável que procure ajuda médica.

Como se proteger

É fato que as autoridades determinaram a suspensão do funcionamento de várias empresas para contribuir com a quarentena e a prevenção e propagação do COVID-19. Porém alguns tipos de empresas estão autorizados a funcionar, que são classificados como serviços essenciais, entre elas estão os padarias e mercados, farmácias, hospitais e profissionais da saúde, postos de combustíveis e empresas de abastecimento como água e gás.

Mas afinal como os profissionais desses serviços essenciais devem se proteger? A resposta é simples, evitando contato pessoal, aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e se possível usar antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, após cuidar de pessoas, antes de comer, após ir ao banheiro.

Ao tossir e espirrar, deve-se cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável, evitando usar as mãos, e caso use, lave-as imediatamente.

Embora muitas empresas estão com o funcionamento suspenso, e a indicação das autoridades é que fiquem em casa, muitos podem continuar trabalhando de casa, o que acaba contribuindo para demais tipos de serviços e evitando a propagação e prevenção do vírus. Entretanto as medidas de proteção também valem para essas pessoas, já que estão sujeitos a contato com outras pessoas da casa.

Precauções e medidas de saúde e segurança

Quem apresentar sintomas suspeitos de COVID-19 deve evitar o contato com outras pessoas, procurar um serviço médico imediatamente e seguir os cuidados recomendados.

Fontes