Entre as coisas que motivam os colaboradores e garantem que a atenção seja voltada apenas para o trabalho, podemos citar a segurança como um ponto importante. No entanto, mesmo que ocorram acidentes, sua equipe precisa estar preparada para trabalhar perto deles. É aqui que o treinamento de primeiros socorros é útil.
De acordo com a Norma Regulamentadora 7, NR7, toda empresa é obrigada a ter os primeiros requisitos de atendimento. A lista de afazeres varia de acordo com o trabalho realizado e deve ser cuidada por pessoas treinadas para isso.
Selecione os trabalhadores
A NR7 exige que cada empresa tenha pelo menos um funcionário treinado para manusear itens de primeiros socorros. Esta pessoa deve ter um bom senso de humor, velocidade e determinação para ajudar os outros. Afinal, quanto mais rápido o atendimento, maior a probabilidade de a vítima sobreviver.
O melhor é convidar os membros da Comissão Interna de Gestão de Riscos (CIPA) e o trabalho de cada setor para melhorar os resultados, pois, ao se preparar para o treinamento, por que você escolhe uma pessoa para participar? Além disso, se esse funcionário for demitido e ninguém mais for qualificado, teremos que executar todo o processo novamente.
Planeje o conteúdo
Agora que você já sabe quem são os participantes, o próximo passo é planejar o que será feito no treinamento, quanto tempo vai durar e quais itens essenciais comprar. Tudo isso é de responsabilidade da empresa, ou seja, o funcionário selecionado não pode arcar com nenhum custo.
Alguns exemplos de conteúdos a serem trabalhados são: ações preliminares, testagem primária, reabilitação ABC, transporte de vítimas e fraudes, situação pessoal e apoio básico à saúde.
Escolha o profissional responsável
O treinamento precisa ser fornecido por médicos ou enfermeiros qualificados, pois esses profissionais já possuem experiência e enfrentam diariamente os primeiros socorros. Afinal, eles já possuem o material instrucional que ajuda a entender e corrigir o conteúdo.
Como os novos socorristas precisam de orientação para analisar a área de risco antes de agir, é importante que a pessoa que fornece o treinamento entenda os riscos envolvidos em sua empresa. Lembre-se de que o conhecimento superficial leva a ações que não funcionam. Quando se trata de vidas, quanto mais fundo você for, melhor.
Garanta um treinamento de primeiros socorros interativo
Não cometa o erro de pensar que deixar um funcionário sentado por algumas horas ouvindo uma teoria garantirá que vidas sejam salvas. A orientação é a melhor maneira de corrigir conteúdo e corrigir processos incorretos. Se você optou por selecionar mais de um provedor, esta etapa é fácil de executar. Para incentivar ainda mais a equipe, faça a imitação e recompense aqueles que acertarem na primeira tentativa.
Divulgue as informações na empresa
Como mencionado, os funcionários valorizam a segurança no local de trabalho. Treinamentos de primeiros socorros eficazes e abrangentes ajudam a fortalecer a equipe e mostram que a empresa valoriza e se preocupa com a saúde do colaborador.
Uma boa dica é fazer treinamentos durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) para conectar mais pessoas e economizar. Outra opção é escolher os dias próximos à SIPAT e utilizar o evento para apresentar a equipe de primeiros socorros.
Além de salvar vidas, investir em socorristas evita que sua empresa seja multada pelo Ministério do Trabalho. Lembre-se de verificar periodicamente a data de validade dos equipamentos e assinar o local corretamente, em caso de fuga.