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Para começar, é bom lembrar: os KPIs (Indicadores-chave de desempenho) não constroem uma cultura de segurança, mas a liderança sim!

A segurança é uma questão de preparação, prontidão para a ação, mas nossos profissionais geralmente ficam para trás nesse ponto fundamental.

Quantas vezes você já viu em suas próprias reuniões de segurança falar ou não falar sobre atitude/ação com os funcionários em cima da hora, muito rapidamente?

Se os líderes não estiverem comprometidos em liderar uma reunião de segurança envolvente, os participantes não serão engajados.

Isso não inspira confiança nos funcionários.

Na verdade, a maioria ainda não vai acreditar no que você diz.

Mas eles olharão para você se você acreditar no que tem a dizer.

Em outras palavras, você deve primeiro demonstrar envolvimento na organização e implementação de um programa de segurança, especialmente em reuniões.

Se você não estiver convencido tanto do valor do programa, fora de nossas regras conhecidas, quanto do propósito (resultado – o que você deseja fazer com as informações), você terá muita dificuldade em envolver os funcionários.

Se você deseja engajar os funcionários a participarem de um programa de segurança e fazer da própria segurança um de seus princípios orientadores, você precisa dar a eles o que eles querem.

Os funcionários querem quatro coisas de você em um programa de segurança:

1) Ferramentas e processos na cultura de segurança

Há uma sensação de confiança em saber que o funcionário tem as ferramentas certas para o trabalho e os melhores processos para mantê-lo seguro.

Um funcionário que teme por sua segurança é um funcionário medroso.

Funcionários confiantes tomam as melhores decisões. Saber que eles têm as melhores ferramentas e processos cria um nível de confiança.

Mas aqui vai uma palavra de cautela: não enterre as boas informações entre todas as outras informações irrelevantes.

Seja seletivo sobre as ferramentas e as informações mais importantes.

2) Motivação interna.

Ficamos motivados quando podemos ver facilmente o que isso significa para nós.

A segurança é a mesma. Ajude seus funcionários a identificar com segurança suas vitórias.

“Evitar uma derrota não é o mesmo que alcançar uma vitória”

Como a segurança os beneficiará?

Identifique as vitórias e você desbloqueará sua motivação interior para querer estar seguro.

Pergunte a ele em uma reunião de segurança: Como sua vida está melhor por causa da segurança?

Quando encontram uma resposta que ressoa, encontram motivação para estarem seguros.

3) Apreciação

Como mencionado no ponto anterior, as pessoas se inspiram quando descobrem por si mesmas o que ganham garantindo a segurança.

Converse com cada um deles para descobrir o quanto você os valoriza.

Deixe-os saber que você e a empresa estão orgulhosos do trabalho que você faz e de como o faz.

Deixe-os saber que você se preocupa com eles e que todas as pessoas merecem ser protegidas pela equipe.

A segurança é a melhor maneira de mostrar aos colegas colaboradores o quanto você os valoriza.

“Caros funcionários valorizam a segurança.” Nunca esqueça isso!

4) Orgulho no trabalho seguro

Quando os funcionários fazem um bom trabalho com segurança, eles devem ser reconhecidos.

Quando uma equipe atinge um novo marco, eles querem se orgulhar.

As pessoas querem se sentir pertencentes e parte de uma equipe.

Eles querem sentir que seu trabalho significa algo.

A chave é dar-lhes feedback que lhes dê motivos para se sentirem orgulhosos de suas realizações.

Conseguir que as pessoas cumpram o padrão mínimo de código de segurança é o mínimo que você pode fazer de acordo com a lei.

Você precisa se envolver em segurança, conversar com seu funcionário, não com ele.

Independentemente de sua posição, eles são seus companheiros de equipe.

Eles merecem o seu melhor esforço se você espera deles.

Certifique-se de que seu pessoal tenha as ferramentas certas, incentivo, inspiração e motivação suficientes. Isso os ajudará a tomar melhores decisões.

A segurança é muito mais do que estatísticas, números, relatórios, verificações e procedimentos.