Quando o assunto é saúde da mulher, um dos principais temas abordados é o câncer de mama. A doença é discutida ao longo do ano, mas durante a campanha Outubro Rosa, a conscientização e os apelos à prevenção se intensificam.

Não à toa, afinal, segundo dados do INCA sobre câncer de mama no Brasil, foram estimados 66.280 novos casos para 2022. Em nível global, as estatísticas da IARC (International Agency for Research on Cancer) estimam 2,3 milhões de casos em 2020.

Com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil – por isso é importante uma atuação conjunta que inclua empresas. O Outubro Rosa é essencial para promover a saúde preventiva da mulher e reverter essa situação alarmante. Continue lendo para saber mais sobre isso!

O que é a campanha Outubro Rosa?

Na década de 1990, alguns estados dos EUA já realizavam campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, mas de forma isolada. No final da mesma década, foi promovida a primeira Race for the Cure, organizada pela Susan G. Komen Foundation for The Cure. Laços cor de rosa foram distribuídos durante o evento e foi o mesmo nos anos seguintes.

Quando o Congresso dos EUA aprovou a campanha para ocorrer especificamente em outubro, tornou-se uma época do ano reconhecida nacionalmente para realizar eventos e campanhas de conscientização sobre a doença.

O laço rosa foi adotado como símbolo da campanha. Aos poucos, outros países aderiram a essa ideia e, no caso do Brasil, a primeira manifestação registrada ocorreu em 2002. A campanha Outubro Rosa aqui começou com a iluminação do obelisco do Ibirapuera com luzes cor-de-rosa — uma iniciativa das mulheres simpatizantes da campanha.

O propósito da campanha

O objetivo da campanha Outubro Rosa é principalmente chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama. O foco principal das ações implementadas é que as mulheres reconheçam essa doença, saibam como diagnosticá-la a tempo e o que fazer para preveni-la.

O objetivo é também sensibilizar toda a sociedade, pois com esta ação conjunta, familiares, amigos, grandes marcas, poder público e empresas ajudam a sensibilizar o público feminino.

A estimativa de casos da doença no Brasil, que mencionamos na introdução, vale para o triênio 2020/2022, a cada ano são 66.280 casos. A prevenção ainda é, portanto, o melhor caminho e alguns resultados positivos já são visíveis nas ações de controle. Alguns outros dados do INCA mostram que, em 2012, 52,8% das mamografias realizadas no Brasil estavam na faixa etária recomendada para mulheres de 50 a 69 anos, por estarem no grupo de maior risco. Em 2017, o percentual saltou para 64,6%. Em 2020, só o SUS realizou 1.473.277 exames.

A adesão de toda a sociedade ao October Dew, bem como a promoção de eventos de incentivo nas empresas, são essenciais para garantir que a conscientização, identificação e tratamento da doença continuem a todo vapor, além de reduzir o número de casos e óbitos.

Por que é tão importante?

Já explicamos que a campanha Outubro Rosa é necessária para a conscientização sobre o câncer de mama, mas também tem sua importância em aspectos tangíveis e intangíveis nas sociedades. Portanto, as medidas e políticas de saúde no trabalho também devem incluir movimentos como este.

A adesão à campanha gera satisfação dos colaboradores diante da preocupação da empresa com sua saúde. Sentem-se valorizados e motivados por fazerem parte de um grupo que respeita e investe em sua qualidade de vida.

É também um movimento que acolhe esses colaboradores e mostra apoio emocional e físico – que pode ser reforçado com assistência médica. Na verdade, é a realização do que é promovido durante a campanha.

Não podemos esquecer que este trabalho educativo e encorajador também ajuda a reduzir o número de dias de doença. Dessa forma, a empresa tem menos desvios de seus funcionários e os custos salariais são controlados.

As empresas que apoiam o Outubro Rosa também têm um impacto positivo na sua imagem. Todos os colaboradores valorizam a marca empregadora, e isso vai além da empresa, que percebe sua responsabilidade e humanização.

Como promover a camapnha?

Para que as campanhas contra o câncer de mama no Outubro Rosa sejam bem recebidas entre as mulheres e tragam os resultados esperados, é importante adequá-las à realidade de cada empresa, afinal, até os colaboradores têm um perfil diferenciado entre as organizações.

Ao analisar o perfil das mulheres que trabalham na sua empresa, ficará mais fácil definir quais medidas e ações vão transmitir a mensagem corretamente. É importante abordar o seguinte:

  • a própria doença;
  • o que pode causar;
  • a importância do diagnóstico precoce;
  • como deve ser realizado o autoexame;
  • aqueles que precisam fazer, entre outras coisas, mamografias.

É possível realizar várias ações e organizar muitas ações, desde lembretes tradicionais para cuidar da sua saúde até propostas diferentes e inovadoras. Confira abaixo algumas ideias.

Debates sobre a campanha

É válido criar um cronograma de atividades e incluir a criação de grupos de discussão entre elas. O objetivo é falar sobre assuntos relacionados à campanha Outubro Rosa com a colaboração e participação dos colaboradores.

É um momento interessante para eles quando podem trazer seus conhecimentos sobre a doença. Traga também informações importantes que ajudam a dissipar mitos e esclarecer as principais dúvidas.

Esses grupos também podem ser criados para apoiar colaboradores que já tenham alguma experiência com câncer de mama. É o caso de quem já teve lesões pré-cancerosas, de quem já fez tratamento de câncer ou de quem tem casos da doença em seu círculo familiar ou social.

A criação de um grupo de apoio ajuda a dar apoio psicológico a essas mulheres e a conscientizar as demais para que percebam que a doença não está tão longe de cada uma delas.

Palestras

Palestras são sempre muito bem-vindas durante as campanhas do Outubro Rosa. Isso porque podemos convidar especialistas para falar sobre o tema para alcançar resultados ainda melhores em termos de conscientização e conscientização.

Essas conversas também podem ter um fundo um pouco mais emocional e motivacional. Conseguimos atingir esse objetivo convidando mulheres que estão lutando ou superaram a doença, que tem um impacto maior.

É também uma forma de minimizar o medo que muitas mulheres têm de descobrir a doença e mostra que quanto mais cedo acontecer, melhor será a cura. Eles precisam entender que hoje em dia existem tratamentos que ajudam a superar esse problema.

Distribuição de materiais

Ao mesmo tempo, este evento está incluído na lista das campanhas mais tradicionais do Outubro Rosa. No entanto, ainda tem grande mérito em promover a conscientização entre as mulheres. Os materiais trazem informações importantes que as mulheres podem levar consigo e também apresentar para outras pessoas. É até uma forma de fortalecer a imagem da empresa.

Os materiais informativos podem ser criados em formato físico ou digital. Neste último caso, vale a pena enviar mensagens ou e-mails compartilhando conteúdo relevante e interessante sobre o assunto em questão.

Juntamente com os materiais que serão distribuídos, é interessante oferecer aos colaboradores também pequenas coisas, por exemplo flores. Essa é uma atitude simples, mas marcante, que ajuda a fortalecer os vínculos dessas mulheres com o local de trabalho.