Os avanços tecnológicos e o aumento da automatização trouxeram diversas vantagens para as empresas, trabalhadores e clientes. O objetivo de todos esses avanços é, em geral, o aumento da produtividade, competitividade e melhores condições de trabalho. Para acompanhar essas grandes transformações, surgiu a necessidade da criação de uma ferramenta por parte do governo para melhorar a prestação de contas das empresas brasileiras, e assim surgiu o eSocial.

O que é eSocial?

O eSocial é um sistema eletrônico que reúne dados relativos à prestação de contas das empresas. Seu objetivo é criar um grande e completo banco de dados para melhorar o controle e a fiscalização do governo, com informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fundiárias do trabalhador.

Algumas das informações exigidas no eSocial são referentes à saúde e segurança do trabalhador. Isso significa que é obrigatório a prestação de contas referentes a acidentes de trabalho, riscos ambientais, substâncias perigosas às quais o trabalhador entra em contato, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e riscos ergonômicos aos quais o funcionário está exposto.

O que é Ergonomia?

Ergonomia é a ciência que avalia as condições de trabalho e estabelece diretrizes para que os colaboradores trabalhem de forma mais segura e eficiente possível, seguindo as normas estabelecidas para cada atividade, regida pela Norma Regulamentadora 17 (NR-17).

Importância da Ergonomia no eSocial

É exigido que as empresas façam algumas adaptações antes de adotar o eSocial, mas apesar das exigências, o eSocial tem se mostrado uma ferramenta muito interessante para as organizações. Veja a seguir algumas vantagens:

Controle Mais Preciso

Sempre foi obrigatório o cumprimento da NR-17, mas com o eSocial fica mais fácil fiscalizar questões referentes à ergonomia.

Identificação de Riscos de Ergonomia

As empresas devem monitorar e identificar fatores de riscos ergonômicos para que possam utilizar a tabela de ergonomia do eSocial e assim, buscar soluções para resolvê-los.

Cruzamento de Dados Com Outras Empresas do Ramo

Com uma visão geral sobre cada organização, é possível cruzar e comparar dados em busca de diferenças significativas em relação à ergonomia e assim, identificar os pontos que merecem mais atenção.

Satisfação dos Funcionários

O cumprimento das obrigações tem um impacto muito positivo tanto para os trabalhadores, quanto para as empresas, pois garantem maior conforto e bem-estar, levando maior qualidade de vida aos funcionários, e dessa forma, aumenta-se a motivação, satisfação e produtividade.

Fontes: