Numa empresa o bem mais valioso são as pessoas que fazem parte dela e diante dessa realidade, as empresas estão cada vez mais conscientes em investir na segurança e saúde ocupacional de seus trabalhadores.

Sem dúvidas é um ótimo investimento, já que tanto os empregados quanto os empregadores podem se beneficiar da segurança e saúde ocupacional, que vão desde a melhora na qualidade de vida até o aumento da produtividade, redução de custos, multas, encargos trabalhistas e acidentes.

Segurança e saúde ocupacional: Favorece um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável

Além da remuneração, há também outros fatores que motivam os empregados a trabalhar na empresa, já que a procura é grande pela qualidade de vida e as empresas estão percebendo a importância de oferecer um ambiente saudável para seus trabalhadores.

Todo investimento na segurança e saúde ocupacional é de extrema importância para a satisfação dos trabalhadores. Pois um ambiente seguro e saudável proporciona o dia a dia mais agradável, incentivando as relações interpessoais. Outro benefício, é o de poder reforçar o vínculo de pertencimento e orgulho dos trabalhadores em atuar na empresa que se preocupa com seu bem-estar, não limitando-se apenas ao contato profissional e estimulando um ambiente mais descontraído e amigável.

Reduz acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Quando as empresas investem na segurança e saúde ocupacional, previnem situações que podem colocar em dúvida a integridade física e mental de seus trabalhadores. A prática das ações de treinamentos, prevenção de riscos e de iniciativas à saúde, o perigo de acidentes e doenças ocupacionais é reduzido.

Um ambiente seguro pode ter muitas vantagens para os trabalhadores e a empresa, já que o mesmo tende a ser muito mais propício para a produtividade e reduz chances de multas e afastamentos por acidentes ou doenças ocupacionais.

Redução nos custos da empresa

O investimento em segurança e saúde ocupacional podem parecer altos, porém a médio e longo prazo, o retorno é bem positivo, já que custos com maquinários, equipamentos e alterações de processos é que, costumam elevar as despesas da empresa gradualmente.

Com a troca de maquinários, é possível que alguns EPI’s deixem de ser obrigatórios e seu custo deixa de existir. Também é possível acontecer a eliminação do ambiente insalubre e, com isso, a empresa não terá mais que arcar com adicional de insalubridade. Outro fator é, de poder se restringir o acesso ao ambiente periculoso a certos profissionais, reduzindo o valor pago de adicional de periculosidade.

Aumento de produtividade da equipe

Um ambiente seguro proporciona maior produtividade. Já que o trabalhador exposto a riscos ocupacionais tende a ter o seu rendimento prejudicado, caso contrário, ele se torna mais motivado e focado em suas atividades e, consequentemente encontra menos dificuldades para realizar suas tarefas.

Além dos benefícios citados, um local que proporciona segurança e saúde, têm menores taxas de afastamentos e licenças decorrentes de acidentes ou doenças ocupacionais, impactando diretamente na parte financeira.

Evita o risco de multas e processos trabalhistas

Normas Regulamentadoras, Instruções Normativas, Artigos da CLT e Portarias, regem as práticas da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, bem como apontam os programas e a documentação necessária para a empresa estar em dia com a legislação e evitar multas. Também será necessário estar em dia com o eSocial.

Fortalece a imagem da empresa

A responsabilidade social, quando é realmente praticada, é um fator relevante para a credibilidade das empresas. Ações valorizam a comunicação pela empresa são bem vistas não apenas pela equipe, mas também pela comunidade. A imagem da empresa é um fator muito importante para agregar valor à marca e conquistar novos clientes.

Fontes