Já imaginou que é possível prevenir acidentes de trabalho investindo apenas alguns minutos por dia? Pois é, isso é possível graças ao DDS (Diálogo Diário de Segurança).

É notável que, investir em qualidade de vida, bem-estar e segurança do colaborador traz muitos benefícios para a empresa. Afinal, esse profissional precisa estar com a saúde física e mental íntegra para dar o seu melhor e ter um bom rendimento no trabalho. Pois funcionário satisfeito e saudável é sinônimo de produtividade.

Quer saber o que é, seus benefícios e como aplicar o DDS em sua empresa? Então, continue lendo este artigo para saber mais.

O que é DDS?

Fácil de memorizar sua sigla, o Diálogo Diário de Segurança é uma conversa com os trabalhadores sobre os riscos no trabalho e como evitá-los. Porém não é apenas esse assunto que pode ser abordado. Mas também como temas relacionados à saúde física e mental, ao meio ambiente e às boas práticas também podem estar nesses bate-papos.

Este é um recurso do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) que tem como propósito conscientizar os funcionários sobre a prevenção de acidentes e para exercer suas funções de maneira segura para todos.

Além da função de conscientizar os trabalhadores, o DDS é uma forma de reunir a equipe, ajudando na troca de informações que podem evitar os danos à saúde de todos os profissionais.

Como funciona?

Durante um bate-papo conduzido por um responsável pela segurança do trabalho ou outra pessoa, como supervisor, gerente ou especialista da área que tenha capacidade de falar sobre o assunto, são transmitidas as informações sobre determinado tema abordado.

Com um tempo de 5 a 15 minutos diários, já é o suficiente para que as informações sejam repassadas e para que tenham um bom resultado, já que o DDS deve ser feito antes mesmo do expediente, assim os trabalhadores estão mais tranquilos e assimilam melhor o que foi passado no assunto.

Quais são os benefícios do DDS?

O DDS pode ser benéfico para muitos aspectos da empresa, incluindo os trabalhadores, é claro! Através dos tipos de ações que venham a promover a saúde e segurança do trabalho, vamos destacar os principais benefícios da prática.

Reforço do conhecimento

Um dos principais benefícios do DDS é o reforço do conhecimento, já que os mesmos foram passados em treinamentos, palestras e cursos. É sempre bom reforçar a prática de como se executa determinado procedimento de emergência, medidas de prevenção, cuidados com alimentação, ergonomia e postura física sobre determinados tipos de trabalho, entre outros aspectos que tenham impacto direto na saúde e segurança do trabalho.

Evita o risco de multas e processos trabalhistas

Normas Regulamentadoras, Instruções Normativas, Artigos da CLT e Portarias, regem as práticas da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, bem como apontam os programas e a documentação necessária para a empresa estar em dia com a legislação e evitar multas. Também será necessário estar em dia com o eSocial.

Melhora a dinâmica

Como o DDS é uma prática simples, a aceitação pelos trabalhadores é bem maior, já que o mesmo é dinâmico e conversar um pouco por dia sobre determinado assunto é menos cansativo do que ficar por muitas horas ouvindo sobre um ou vários assuntos. A dinâmica também faz com que o trabalhador tenha uma proximidade maior e fique mais à vontade para tirar dúvidas no dia a dia.

Menos acidentes

Uma das principais vantagens é a diminuição dos riscos de acidentes de trabalho, já que o DDS tem como objetivo reforçar conscientização, o que foi ensinado sobre as normas de segurança e procedimentos de emergência. Tratando o assunto diariamente, o trabalhador fica sempre em dia e alerta.

Mais saúde

Quando se fala em saúde do trabalho, devemos levar em consideração os aspectos físico e mental, pois o trabalhador com a saudável em ambos os aspectos, significa menores taxas de absenteísmo e maior produtividade.

Como aplicar em minha empresa?

Com o conhecimento do que é e de como funciona o DDS, chegou a hora de saber como aplicá-lo de uma maneira eficiente para trazer benefícios à sua empresa.

Promova a informação

Para que os trabalhadores tenham o conhecimento sobre o que é e como é feito o DDS, invista em informações, como cartazes, boca a boca, uma pequena reunião para informar sobre o procedimento, etc. Toda informação é válida e que chegue em todos os trabalhadores de forma íntegra.

Foco no assunto

Para cada DDS é sempre bom ter um objetivo e o que esperar sobre a conversa, pois durante o bate-papo é deve-se manter o foco para que todo o conhecimento seja assimilado pelos trabalhadores.

Casos reais

Quando se leva casos reais à uma conversa, isso gera mais atenção aos participantes, já que o nível da conversa fica ainda mais tenso, principalmente quando se fala sobre impactos afetados na saúde e acidentes de trabalho. Entretanto, todo reforço é sempre bem vindo, incluindo o uso de EPI’s.

Linguagem simples

Uma das coisas mais importantes é usar uma linguagem simples, pois não adianta usar jargões ou termos técnicos, já que nem todos os trabalhadores podem conhecer e isso poderia gerar mais dúvida ou o não entendimento do que se deseja transmitir na conversa. O mais importante é passar a informação para que todos consigam assimilar e terem o conhecimento.

Participação

É extremamente importante que todos os trabalhadores participem do DDS, já que cada dia é abordado um tema. O incentivo na participação é uma maneira de incentivá-los a terem mais responsabilidades sobre sua segurança e a dos colegas de trabalho também.

Registre

O registro de cada DDS é uma ótima maneira para se ter um histórico de tudo o que foi abordado e o impacto gerado. Portanto, tenha tudo documentado.

Assuntos

Procure sempre levar assuntos atuais além das conversas convencionais sobre saúde e segurança do trabalho. É válido falar sobre questões da atualidade, desde que tenham relação com o bem-estar e prevenção de acidentes. Fica a dica em evitar falar sobre assuntos que possam causar polêmica e mal-estar. Veja abaixo algumas sugestões de assuntos:

  • comportamento e a segurança do trabalho;
  • como ajudar a preservar o meio ambiente;
  • cuidados com a pele;
  • como manter hábitos saudáveis;
  • má alimentação e baixa produtividade;
  • manuseio da gasolina;
  • consumo consciente;
  • oficina limpa para evitar acidentes;
  • bem-estar no setor corporativo;
  • postura corporal;
  • sustentabilidade.

Percebe-se que com pouco esforço você pode aplicar o DDS em sua empresa, diminuindo os acidentes, melhorando a saúde dos trabalhadores, aumentando a produtividade e consequentemente tornando sua empresa um lugar agradável de trabalhar.

Fontes