Sabia que contribuir para que haja qualidade de vida no trabalho é responsabilidade tanto da empresa, quanto do colaborador e que todos podem se beneficiar dos resultados?

A partir do momento em que as empresas entenderam que seus colaboradores mais felizes e motivados tem mais produtividade, a preocupação com a qualidade de vida no trabalho passou a ser um dos principais desafios no mundo corporativo.

Contudo, a qualidade de vida no trabalho está ligada diretamente aos resultados da empresa e ao nível de satisfação do colaborador. Por isso, é muito importante para as empresas manterem seus profissionais motivados, provendo de um ambiente de trabalho harmonioso e com bons relacionamentos interpessoais.

O que é qualidade de vida no trabalho?

De maneira bem simples e objetiva, Qualidade de Vida no Trabalho, ou QVT, é o nível grau de satisfação que um profissional tem com suas funções exercidas e com o seu local de trabalho. A satisfação de um profissional no ambiente de trabalho não diz respeito somente a ele, e sim a relação aos bons resultados que a empresa obtém ou que pretende obter num futuro.

Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho é importante, não apenas para empresas que desejam ter maior produtividade e funcionários mais motivados, mas também para profissionais que desejam crescer com desenvolvimento humano e desenvolvimento de carreira.

Portanto, a QVT pode ser analisada da perspectiva da empresa e de seus funcionários. Desta forma, para os funcionários, a qualidade de vida está intimamente relacionada ao trabalho da organização, para que eles possam ter felicidade e satisfação no ambiente de trabalho.

Fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho

  • Participação ativa: Quando um profissional não trabalha com uma equipe, ele é excluído dos processos da empresa e subutilizado, desencorajando os funcionários que se sentem incompetentes e insatisfeitos.
  • Autonomia no trabalho: As empresas que permitem aos profissionais expressar opiniões e dar autonomia às suas atividades são mais motivadas e produtivas. Isso ocorre porque eles têm maior responsabilidade pelo desempenho da empresa.
  • Saúde física e psicológica: Assim como um ambiente não saudável pode prejudicar a saúde dos funcionários, o ambiente em que os profissionais estão sempre sob pressão e pressão também é prejudicial à saúde mental dos funcionários.
  • Relações interpessoais: Um bom relacionamento não afetará o bem-estar dos funcionários e a harmonia do ambiente organizacional. É importante estabelecer uma boa integração de motivação e equipe para evitar conflitos e reduzir o desgaste.
  • Remuneração salarial: Embora esse não seja o único determinante da satisfação dos funcionários, o salário é um dos principais requisitos para que os profissionais se sintam satisfeitos no trabalho.
  • Benefícios: Além da remuneração salarial, o bem-estar é uma condição necessária para manter a satisfação da empresa. Os benefícios de prêmios e planos de bônus financeiros podem variar.
  • Oportunidade de carreira: Os funcionários de empresas que oferecem oportunidades para o futuro estão mais motivados porque sabem que há oportunidades de desenvolvimento em suas carreiras, e é por isso que vale a pena o esforço.
  • Satisfação com o trabalho: Para que os funcionários tenham melhor desempenho, ele precisa desempenhar seu papel favorito. Se o seu perfil for criativo e se as tarefas que ele precisar executar forem repetitivas, espere um profissional ativo.

Dicas de Como Conquistar Qualidade de Vida no Trabalho

Tenha responsabilidade

Concluir as tarefas no prazo significa ser responsável pelo seu trabalho. Além disso, todas as empresas que procuram hoje são profissionais de confiança. Para tornar os funcionários credíveis em seu trabalho, eles podem aumentar a autonomia e reduzir o desgaste e o estresse.

Trabalho em equipe

Esse é um fator importante, altamente valorizado pelos profissionais de recursos humanos e de gestão de pessoas. A capacidade de saber trabalhar em equipe e contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas e o desempenho da empresa é fundamental para quem deseja obter maior satisfação no trabalho.

Mantenha-se longe de fofocas

Nunca participe de fofocas. Evite conversas fúteis e indiretas com colegas, confusão, problemas e ódio, que não apenas mostram falta de profissionalismo e ética, mas também aumentam a atmosfera e transformam a atmosfera da empresa em um ambiente de trabalho hostil, que afeta o trabalho e a produtividade de toda a equipe.

Mantenha o foco

Concentre-se no seu trabalho e em coisas interessantes para a empresa. Trabalho em equipe não significa cuidar do trabalho um do outro. Faça bem o seu trabalho, procure ajuda quando necessário e evite os problemas que o distraem.

Seja profissional

Manter bons relacionamentos e manter relacionamento e bondade com a equipe não significa ter ou dar relacionamentos íntimos. Piadas não saudáveis, apelidos, piadas compulsivas e comentários ofensivos não são adequados para o ambiente de trabalho.

Explore a qualidade de vida fora do trabalho

Para ser um bom profissional, você não precisa viver para o trabalho, pelo contrário. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é o que traz qualidade de vida e resultados positivos em todas as áreas da vida.

Mantenha uma vida saudável, estabeleça boas relações interpessoais, desfrute de momentos de lazer com amigos e familiares, cuide do corpo e da mente, relaxe e divirta-se, o que trará mais satisfação e realizações à vida.

É importante entender que a qualidade de vida no trabalho não está relacionada apenas ao campo profissional ou é fundamental para a empresa.

No entanto, a qualidade de vida é equilibrada. Carreira e vida pessoal, saúde física e mental e o equilíbrio entre bem-estar pessoal e coletivo são as chaves para o desenvolvimento, produtividade, satisfação e sucesso em todas as áreas.

Fontes

  • BeeCorp
  • IBC – Instituto Brasileiro de Coaching
  • SB Coaching
  • Kenody