Novembro Azul é marcado por um laço azul, que é uma campanha internacional de conscientização do câncer de próstata. Seu objetivo é lembrar às pessoas, principalmente aos homens, que atentem para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Novembro Azul é um esporte muito importante para cuidar da saúde do homem. Tem como objetivo aumentar a consciência das pessoas sobre o câncer de próstata e incentivar sua prevenção. Afinal, o assunto ainda é cercado por muitos tabus e os dados são chocantes.

Para o triênio 2020/2022, estima-se que 65.840 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no Brasil. A incidência é tão alta que cada 9 homens serão diagnosticados com esta doença em suas vidas. Portanto, conscientize-se da importância da ação.

As empresas também precisam abraçar essa ideia para cuidar dos funcionários e promover um impacto positivo na sociedade. Existem algumas ações que podem ser tomadas para um exercício eficaz e é isso que discutiremos neste artigo. Continue lendo para saber mais sobre este tópico e veja as sugestões para ingressar no “Novembro Azul”.

Conheça o Novembro Azul

Em 2003, dois amigos Travis Garone e Luke Slattery de Melbourne, Austrália, se inspiraram na luta contra o câncer de mama. Eles decidiram deixar a barba crescer para chamar a atenção para a importância da saúde masculina.

Como o dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial do Câncer de Próstata, eles optaram por manter a barba naquele mês. No mesmo ano, mais amigos participaram do esporte, que teve um impacto positivo ideal porque as pessoas tinham curiosidade sobre barbas longas.

A ideia funcionou e uma organização sem fins lucrativos foi criada no ano seguinte para arrecadar fundos para combater o câncer de próstata. Chama-se Fundação Movember, que combina as palavras “barba” (bigode) e “novembro” (novembro).

O movimento cresceu e se espalhou por mais de 20 países. Além da barba, alguns homens ainda usam barba. Portanto, em alguns lugares, o movimento “Novembro Azul” também é chamado de “Novembro Sem Barba”, ou seja, “Novembro Sem Barba”.

O movimento foi proposto em 2008 pelo Instituto Lado Pela Vida Lado e pela Sociedade Brasileira de Urologia. Em relação ao azul, não há base específica para essa escolha. Foi usado antes mesmo do movimento começar, por isso está relacionado a novembro.

Desmistificando o câncer de próstata

Um grande desafio na prevenção do câncer de próstata é enfrentar as barreiras culturais que envolvem os exames preventivos. O slogan da primeira campanha eleitoral do Brasil foi “um toque, uma gota”, que era quebrar o tabu.

Com o lançamento do Movimento Azul Novembro, o Ministério da Saúde, organizações não governamentais, instituições, profissionais de saúde e toda a sociedade estão trabalhando para eliminar o mistério desta doença. O objetivo é mostrar a importância do acompanhamento médico para detectar problemas, que é silencioso.

Sempre realize algumas ações de educação e vigilância para tentar superar essas barreiras culturais. Eles mostraram que os cuidados de saúde não afetam a masculinidade e são essenciais para proteger a vida das pessoas e daqueles ao seu redor.

Embora o foco do “Novembro Azul” seja o homem, o objetivo é atingir toda a sociedade, pois os tabus de que estamos falando são baseados no bom senso. Portanto, a conscientização envolve e exige a participação de todos, inclusive da empresa.

Assuntos a serem abordados na campanha Novembro Azul da sua empresa

Nas ações realizadas durante o Novembro Azul, a prevenção e eliminação do mistério do câncer de próstata e suas medidas preventivas são o foco principal. Portanto, a educação é fundamental, mostrando que a superação do preconceito é fundamental para a saúde e a qualidade de vida.

Carregar números, exibir dados e estatísticas são uma boa maneira de melhorar sua agilidade. Porém, também é interessante diversificar as ações que vêm sendo realizadas e buscar opções complementares. Com eles, a notícia pode ter mais influência para fugir da rotina.

Uma forma de garantir o atendimento aos funcionários é, por exemplo, visitar instituições relacionadas ao câncer de próstata. A diferença é que estar em um ambiente diferente e conversar com um especialista pode tornar os alertas avançados ainda mais importantes.

Outra opção é seguir o exemplo do Novembro Azul, que promove a arrecadação de recursos dentro da empresa para ajudar os homens no enfrentamento da doença. Conhecer o caso real também tem um efeito positivo e ainda desperta simpatia e solidariedade.

No entanto, não nos esqueçamos que os serviços médicos e de saúde prestados ao longo do ano são essenciais para os colaboradores. Com isso, têm maior chance de obter acompanhamento médico, o que ajuda a prevenir essa e outras doenças.

Também é importante manter a saúde no trabalho e estimular a adoção de hábitos saudáveis ​​todos os dias. Afinal, por exemplo, uma dieta desequilibrada também pode beneficiar o câncer de próstata.

Como desenvolver medidas eficazes na empresa

A adesão ao Novembro Azul é uma ação muito importante, que promove a saúde da empresa por meio de esforços de conscientização dos colaboradores. Diante dessa situação chocante, as organizações podem desempenhar um papel estratégico porque podem direcionar atividades personalizadas.

Isso porque é mais fácil para eles entenderem as informações pessoais dos colaboradores e desenvolverem ações mais condizentes com as características do público. Existem muitas maneiras de lidar com os tópicos de acordo com as características de quem receberá a mensagem.

Por exemplo, em algumas empresas, a força de trabalho é mais jovem, geralmente mais receptiva e capaz de falar abertamente sobre esses assuntos, que ainda são controversos. Por outro lado, algumas organizações possuem funcionários mais maduros e retidos e, geralmente, não envolvem temas relacionados à vida privada.

Portanto, o trabalho do “Novembro Azul” deve ser realizado para transmitir mensagens a cada equipe no idioma apropriado. Podemos focar na saúde e na qualidade de vida, resolver a longevidade e até mesmo questões familiares pode ser divertido, alertando para proteger esposas e filhos no cuidado de nossos filhos.

Então, antes de começar a agir, é importante fazer essa pesquisa sobre o perfil do funcionário, o entendimento da doença e a percepção sobre a doença. Eles ajudam a definir como lidar com o assunto para promover maior aceitação.

A adesão ao Novembro Azul pode manter a saúde dos funcionários, esse tipo de cuidado não só traz benefícios para eles, mas também pode trazer retornos positivos para a empresa. Não só investe no patrimônio humano, mas também goza de grande reputação no mercado, pode aumentar a participação, produtividade, reduzir custos e entregar qualidade.

Fontes

  • Beecorp
  • Biblioteca Virtual em Saúde
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar