Biossegurança é uma série de medidas tomadas para garantir que pessoas, materiais e equipamentos não sejam poluídos nos locais onde são desenvolvidas as atividades profissionais. Essas medidas controlam e eliminam diretamente os riscos de exposição, priorizando a saúde humana e animal e o meio ambiente.

A pandemia COVID-19 destaca certas medidas preventivas, que preocupam os profissionais que atuam na área de biossegurança e segurança no trabalho. Portanto, a necessidade de continuar a garantir a qualidade de vida inclui novos hábitos, como lavar as mãos com mais frequência e usar álcool 70% para desinfecção.

Esse cuidado deve ser incorporado à rotina familiar e profissional. No entanto, é importante estar ciente da causa dessa necessidade permanente.

Continue lendo e descubra o que é biossegurança e como aplicá-la na empresa.

O que é biossegurança no dia a dia da empresa?

O conceito mais amplo de biossegurança refere-se à adoção de padrões e protocolos de biossegurança para os profissionais que exercem determinadas atividades com riscos dessa natureza. Inclui de forma simples os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação de pessoas, materiais e equipamentos.

Nesse sentido, as medidas de biossegurança são mais comumente observadas em hospitais, laboratórios e instituições similares. Neste caso, devem-se tomar precauções para evitar infecção do meio ambiente, materiais e pessoal.

Nas empresas em geral, a biossegurança também é essencial, pois existe a possibilidade de contaminação ou infecção em qualquer lugar. Por exemplo, basta olhar para as medidas de cuidado tomadas durante a pandemia COVID-19. O uso de álcool 70% e máscaras é uma medida de biossegurança e saúde no dia a dia.

O mesmo conceito se aplica aos procedimentos de saneamento e limpeza no ambiente de trabalho. Isso envolve o atendimento formal de banheiros e refeitórios, bem como o atendimento formal de todas as áreas de trabalho (sejam áreas produtivas ou administrativas), com atenção especial para pisos, móveis e equipamentos.

Quais são os principais objetivos e as medidas mais importantes?

Em essência, o principal objetivo da biossegurança é prevenir, reduzir, controlar ou eliminar “riscos inerentes às atividades que podem colocar em risco a saúde humana, animal e vegetal e o meio ambiente” (classificação de risco do agente biológico). Isso significa reduzir o risco e o perigo de poluição.

Devido ao seu amplo leque de objetivos, a biossegurança envolve uma série de medidas gerais e outras medidas mais específicas, estando muito próxima dos cuidados observados na segurança e saúde ocupacional. O seguinte pode ser destacado:

  • utilização de equipamento de proteção coletiva (EPC);
  • utilização de equipamento de proteção individual (EPI);
  • destinação adequada de resíduos;
  • sinalização de áreas de risco;
  • orientação, capacitação e treinamento das equipes.

Como aplicar nas empresas?

Os cuidados necessários à biossegurança e segurança do trabalho, desde a adoção dos procedimentos institucionais obrigatórios até a auto-inspeção da própria empresa no cumprimento dessas diretrizes.

Na prática, algumas dicas importantes podem orientar melhor os responsáveis ​​e aprimorar as medidas preconizadas pela medicina do trabalho da empresa. do seguinte modo.

Instale os EPCs necessários

A necessidade de instalar equipamentos de proteção coletiva é a consideração principal para a área de trabalho. Portanto, desde a implantação de mecanismos que promovam a circulação do ar no ambiente até a instalação de salas de desinfecção, todos os requisitos existentes devem ser avaliados.

Por isso, é necessário diagnosticar as atividades a serem realizadas em cada local e as condições envolvidas. Aqui, você pode definir o EPC necessário para cada área.

Adote os EPIs necessários

No processo de exigência de execução de atividades por parte dos colaboradores, é obrigatório o uso correto e contínuo dos EPIs. Da mesma forma, a empresa é responsável por fornecer os equipamentos adequados e suas capacidades.

É importante que as empresas garantam que o equipamento de proteção individual adequado foi fornecido e os funcionários foram instruídos a usá-lo. Além disso, deve facilitar a verificação do cumprimento dessas diretrizes, registrando todas essas medidas.

Capacite e treine a equipe

As atividades que envolvem biossegurança devem receber treinamento especial antes de serem realizadas. Além disso, é essencial que os vários treinamentos necessários sejam realizados para garantir o atendimento adequado.

Uma equipe devidamente treinada terá mais facilmente a compreensão necessária da importância das medidas preventivas a serem tomadas em cada situação. Veja a próxima dica.

Conscientize os colaboradores

Os cuidados necessários à biossegurança dependem diretamente do conhecimento dos riscos e do conhecimento adquirido pelos colaboradores que realizam as atividades. Portanto, no processo de treinamento, é necessário buscar continuamente a conscientização das equipes sobre os riscos ergonômicos existentes.

Este é um cuidado permanente, sempre ressaltando a importância de seguir o protocolo definido para cada operação realizada. Portanto, além da supervisão do supervisor, deve-se buscar uma condição para que os próprios colegas possam lembrar aos outros a importância do cuidado adequado.

Incentive a higienização corporal e do ambiente de trabalho

A higiene pessoal é responsabilidade direta de cada funcionário, mas também é responsabilidade coletiva, pois seu descuido trará riscos a todos. Portanto, por exemplo, o álcool gel a 70%, amplamente utilizado durante a pandemia de COVID-19, é essencial para a lavagem adequada e subsequente desinfecção das mãos.

Da mesma forma, a limpeza e higiene do ambiente de trabalho devem ser aprimoradas ao nível necessário ao tipo de trabalho que está sendo desenvolvido. As equipes responsáveis ​​por essas atividades devem ser orientadas e treinadas, e a orientação geral não é suficiente.

Faça uso apenas de produtos regularizados

Durante esses períodos de pandemia, devido à alta demanda, muitos produtos abaixo do padrão apareceram no mercado, que tinham produção duvidosa e não estavam registrados para os fins pretendidos.

Portanto, é necessário estar atento e somente autorizar o uso de produtos de limpeza e higienização após registro no órgão competente.

Sinalize as áreas necessárias

As áreas de risco às quais se deve prestar atenção precisam ser levadas ao conhecimento dos funcionários. Isso pode ser indicado por sinais e avisos para indicar riscos locais.

Essas precauções também devem indicar o tipo de EPI necessário para entrar no ambiente relevante. Em qualquer caso, deve ser uma forma de lembrar aos trabalhadores os detalhes que eles devem ter sido treinados.

Como o plano de saúde pode ajudar?

Percebe-se que a aplicação de práticas de biossegurança é imprescindível que, além da equipe do SESMT (Segurança e Medicina do Trabalho), deve ser gerenciada especificamente no plano de saúde do trabalho. A especialização diferencia a análise e a identificação de todas as medidas necessárias.

Fontes

  • Beecorp
  • Pro Metal EPIs
  • On Safety