Em sua carreira, você pode ter ouvido alguém dizer – mesmo com base em experiência pessoal – que saiu porque encontrou um emprego melhor. Mas o que torna uma empresa realmente “melhor”, mais valiosa e mais atraente para os funcionários?

Se a primeira coisa que você pensa é o salário alto, então é melhor reconsiderar essa questão, porque a previdência corporativa ganha mais espaço na tomada de decisões dos trabalhadores, muitas vezes destacando a preferência por salários altos. Por exemplo, não estamos falando apenas de vale-refeição e transporte.

De acordo com pesquisa realizada por consultoria, vantagens relacionadas à saúde, como planos e seguros de saúde, são as mais importantes para 77% dos trabalhadores. Por isso, convidamos você a pensar na importância de proporcionar benefícios verdadeiramente benéficos para o alcance de bons resultados no dia a dia da organização.

Entendendo o que são os benefícios corporativos

Os benefícios da empresa são serviços que fornecem acesso a recursos para melhorar a vida dos funcionários. São as instalações disponibilizadas por esta organização que permitem às pessoas ter acesso a transporte, saúde, educação, lazer e vários outros recursos.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a lei prevê os direitos dos trabalhadores, como vale-transporte. Esses são chamados de benefícios obrigatórios.

Portanto, estas não podem ser consideradas diferenças fornecidas pela empresa, mas apenas como cumprimento de obrigações legais e trabalhistas.

Por outro lado, os benefícios opcionais concedidos por vontade própria da organização são mais interessantes para os trabalhadores por terem acesso mais fácil aos recursos, sem os quais os profissionais não os podem ter, como o acesso à saúde suplementar. Um exemplo de tais benefícios é o seguro saúde.

Porém, é importante ter em mente que, muito além de facilitar a vida do trabalhador, oferecer benefícios corporativos — principalmente quando eles realmente fazem sentido para a equipe — é uma forma de estreitar a relação da empresa com o seu time e reconhecer o quão valioso ele é para a organização.

Por que oferecer benefícios corporativos

Pode-se dizer que, nos últimos anos, a visão das pessoas sobre a cultura do trabalho mudou muito. No passado, o trabalho era visto como o que sustentava a vida profissional das pessoas e era a base para moldar a outra vida profissional dos trabalhadores.

Hoje, os profissionais buscam organizações cujos objetivos estejam mais alinhados aos seus propósitos. Isso significa que as pessoas estão mais preocupadas em escolher empresas que sejam consistentes com sua missão e visão de vida, ao invés de simplesmente ocupar empregos.

Agora, não é só esperar as empresas que proporcionam bons salários, estabilidade e planejamento de carreira, mas o mais importante, profissionais que escolhem as empresas mais vantajosas para trabalhar.

Entre essas vantagens, proporcionar bons benefícios corporativos é um investimento que torna a empresa mais atrativa no mercado e mais valiosa para seus colaboradores. Os privilégios não param por aí, porque na hora de conceder benefícios a empresa:

  • aumenta as chances de ter uma equipe mais produtiva e engajada;
  • contribui com redução do absenteísmo, já que os colaboradores tendem a faltar menos por motivo de doença;
  • retém os melhores talentos, pois se torna mais competitiva, já que nem toda empresa oferece bons benefícios.

Exemplos de benefícios corporativos para oferecer na empresa

Não precisamos abordar os benefícios obrigatórios que sua empresa deve oferecer aqui, porque existe legislação pertinente, certo? No entanto, é comum ter dúvidas sobre as opções, por isso selecionamos a opção mais atraente com base em pesquisas de mercado.

Programa de Saúde e Odontológico

Às vezes, os serviços para o setor de saúde, como planos de saúde, seguros e assistência médica e planos odontológicos, são um dos benefícios corporativos mais desejáveis ​​para os trabalhadores.

As razões incluem facilidade de acesso, agendamento de inspeções e consultas e a conveniência de não depender de um sistema único de saúde.

Horas de trabalho flexíveis

Quem não quer ter a liberdade de ir trabalhar ou sair do trabalho para resolver problemas pessoais, sem ter que se responsabilizar ou justificar o tempo todo? Ter autonomia durante o horário de trabalho é um benefício, ganhando espaço entre quem mais precisa.

Home-Office

Além de ter horários flexíveis, a possibilidade de trabalhar em home office é o que o mercado sempre desejou. A maioria dos funcionários deseja poder realizar as atividades no conforto de sua casa, sem enfrentar engarrafamentos todos os dias. Na verdade, este é um benefício que leva à preferência na escolha de um novo emprego.

Cursos e Treinamentos

Investir em cursos de idiomas, treinamentos e até na graduação de funcionários não é um benefício muito comum porque é muito caro para a empresa. Porém, o custo é bastante individualizado, que deve ser avaliado por cada empresa.

Mas imagine a diferença na competição e o valor da organização para os profissionais que recebem esse incentivo da empresa como forma de investimento em treinamento? Não é interessante?

Programas de bem-estar corporativo

Investir no bem-estar e na qualidade de vida do seu time é uma ótima maneira de ter uma equipe mais saudável, disposta e menos estressada no dia a dia, e isso é ótimo para promover um ambiente de trabalho mais leve e harmônico.

Nesse sentido, boas dicas são adotar estratégias de ginástica laboral, quick massage, mindfulness. Certamente, os colaboradores apreciarão momentos de relaxamento, descontração e de conexão pessoal.

Viu como não existe um segredo para oferecer benefícios corporativos na sua empresa? A lição mais importante é entender bem o seu time, identificar as reais necessidades e investir em vantagens que sejam realmente úteis e façam sentido para ele.

Não hesite em conhecer melhor os seus funcionários, pois isso será o norte que você precisa para acertar na concessão dos benefícios corretos.

Fontes

  • Blog da Beecorp
  • Xerpay Blog
  • Zenclub